Neste sábado (11/1), a Prefeitura de Goiânia, em parceria com a Prefeitura de Senador Canedo, realizou o 2º Mutirão dos 100 dias, com a participação de mais de 87 Agentes Comunitários de Endemias (ACEs) que visitaram mais de 2 mil casas na Região Leste da capital. O objetivo da ação foi levar serviços de limpeza, urbanização e assistência social à comunidade, além de combater os focos do mosquito da dengue. Durante a operação, foram identificados 101 focos do mosquito no Jardim Novo Mundo, o que reforçou a necessidade de ações preventivas.
A Prefeitura de Goiânia anunciou que está desenvolvendo estudos para o uso de drones no combate ao mosquito da dengue, com o intuito de alcançar áreas de difícil acesso, como telhados, caixas d’água abertas, piscinas e carros abandonados. O prefeito Sandro Mabel destacou que os drones serão utilizados para lançar pastilhas de tratamento nesses locais, especialmente nas áreas de difícil visualização. Além disso, foi informado que mais de 700 imóveis na região estavam fechados durante a operação.
De acordo com o Boletim Epidemiológico, em 2025 já foram registrados 31 casos de dengue na capital, mas nenhum caso foi grave ou resultou em óbito. O secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, reforçou a importância da mobilização da população, visto que as residências são os principais criadouros do mosquito devido ao acúmulo de água parada. Ações preventivas, como evitar água parada e fazer a manutenção de caixas d’água e piscinas, são recomendadas para combater a proliferação do mosquito transmissor não só da dengue, mas também da Chikungunya e do Zika vírus.