O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, anunciou a metronização do sistema BRT da cidade, que começará em março. A iniciativa consiste em um modelo de operação semelhante ao metrô, com paradas apenas nas estações, o que visa aumentar a velocidade média dos ônibus de 15 km/h para 21 km/h, além de proporcionar maior fluidez ao trânsito da capital. A metronização contará com um sistema semafórico inteligente, que garantirá a priorização dos ônibus nas vias.
Mabel também apresentou planos para a instalação de semáforos inteligentes em toda a cidade. O sistema de semáforos, que será integrado e moderno, terá como objetivo a sincronização das luzes para evitar paradas desnecessárias, promovendo uma redução no tempo de viagem. A previsão é de que até o primeiro semestre de 2026, Goiânia tenha esse sistema implementado em todas as principais vias da cidade.
Além disso, o prefeito destacou a desobstrução de grandes eixos viários, começando pelas Avenidas Jamel Cecílio, Castelo Branco, 136 e Mutirão. A gestão busca resolver os principais problemas de tráfego, como a falta de sincronização dos semáforos, e melhorar a fluidez do transporte coletivo. Mabel acredita que, com a metronização e as melhorias nos semáforos, Goiânia terá um sistema de transporte mais eficiente e com 30% de redução no tempo de viagem.