O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou nesta segunda-feira (27) que as diretrizes do governo Trump não devem afetar negativamente os investimentos no Brasil. Alckmin ressaltou que o País tem um papel fundamental nas principais discussões globais, como segurança alimentar, energética e no combate às mudanças climáticas. Ele destacou o Brasil como o maior exportador de alimentos e possuidor da energia mais limpa do mundo, além de sublinhar a importância da Floresta Amazônica e a queda de 50% no desmatamento.
Ao ser questionado sobre o protagonismo do Brasil na agenda de energia limpa, especialmente durante a gestão de Trump, o ministro lembrou da histórica relação de 200 anos entre os dois países e da posição dos Estados Unidos como maior investidor no Brasil. Alckmin reforçou que a balança comercial entre os dois países é favorável para os EUA, já que eles exportam mais para o Brasil do que o contrário, mas ressaltou que o comércio exterior deve ser uma troca vantajosa para ambos os lados, sempre visando o benefício coletivo.
O ministro concluiu destacando o compromisso do Brasil com o planeta e as futuras gerações, enfatizando a importância das políticas ambientais adotadas pelo país. Alckmin estava em Alagoas para o lançamento do Complexo de Biorrefinarias Integradas de Biocombustíveis Sustentáveis Avançados, que simboliza um passo importante na estratégia do Brasil de consolidar sua posição de liderança em energias limpas e sustentabilidade.