O estado da Geórgia, nos Estados Unidos, anunciou a suspensão de todas as atividades avícolas e de comercialização de aves após a confirmação de um caso positivo de gripe aviária altamente patogênica (HPAI). A detecção foi feita em uma operação comercial localizada no condado de Elbert, e o Departamento de Agricultura do estado, juntamente com o Serviço de Inspeção de Saúde Animal e Vegetal do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, divulgaram a informação em um comunicado oficial no último sábado.
Este é o primeiro caso confirmado de HPAI em uma operação comercial de aves na Geórgia desde o início do surto nacional em 2022. A gripe aviária é considerada uma ameaça significativa para a avicultura, que é uma das principais indústrias do estado, e os impactos podem afetar economicamente milhares de pessoas que dependem dessa atividade para o sustento.
As autoridades locais afirmaram estar tomando medidas rigorosas para conter a propagação da doença. A inspeção e monitoramento estão sendo realizados de forma intensiva, e a prioridade é garantir que a avicultura na Geórgia possa retomar suas operações normais o mais rápido possível. O caso foi inicialmente detectado na quarta-feira, 15, e confirmado em exames laboratoriais na sexta-feira, 17.