Um gato-maracajá foi encontrado morto às margens da BR-010, entre Imperatriz e Açailândia, após ser atropelado enquanto tentava atravessar a rodovia. O incidente foi registrado por um motorista que passava pelo local e teve imagens divulgadas na última sexta-feira (3). A espécie, também conhecida como gato-do-mato-pequeno, é classificada como vulnerável e está na lista vermelha de animais ameaçados de extinção no Brasil, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Além da ameaça de extinção no Brasil, o gato-maracajá é considerado quase ameaçado globalmente pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). A perda e fragmentação de habitats florestais são as principais causas que afetam a espécie, mas o atropelamento e o abate, seja por retaliação ou caça preventiva, também contribuem para a diminuição de sua população. A falta de conhecimento sobre a biologia do animal limita as estratégias de conservação eficazes.
O Instituto Pró-Carnívoros alerta para a importância de iniciativas que visem proteger os habitats naturais do gato-maracajá, reduzindo a fragmentação florestal e implementando medidas de segurança nas rodovias para evitar atropelamentos. Essas ações são essenciais para garantir a sobrevivência da espécie e reduzir as ameaças à sua extinção.