O JPMorgan estima que os investimentos em data centers poderão contribuir com um crescimento de 10 a 20 pontos-base no PIB dos Estados Unidos entre 2025 e 2026. A principal motivação desse aumento é o crescimento acelerado da inteligência artificial (IA), impulsionada pelo aumento dos investimentos em infraestrutura de tecnologia, especialmente desde o lançamento do ChatGPT pela OpenAI em 2022. Empresas de diversos setores têm migrado suas operações para a nuvem e integrado IA, gerando uma demanda crescente por data centers e tecnologias associadas.
De acordo com o banco, o impacto positivo no PIB virá, principalmente, da construção de novos data centers, investimentos em equipamentos de tecnologia e no aumento da geração de energia e infraestrutura de transmissão. Para 2024, a estimativa é que o gasto com data centers adicione entre 0,1% e 0,3% ao PIB dos EUA. No entanto, esses cálculos não incluem os custos relacionados à expansão da geração de energia, que também acompanha o crescimento dos data centers.
O JPMorgan prevê que o aumento da demanda por energia, com recordes esperados de consumo entre 2025 e 2026, seja uma consequência direta da expansão dos data centers, que devem continuar crescendo nos próximos dois anos. Esse boom pode gerar um impacto econômico positivo devido ao potencial da IA para transformar diferentes setores da economia. As empresas de computação em nuvem, como Microsoft e Alphabet, têm sido protagonistas desses investimentos, moldando o futuro econômico dos Estados Unidos.