Garth Hudson, o último integrante original da icônica banda canadense The Band, faleceu aos 87 anos em 21 de janeiro, enquanto dormia em uma casa de repouso em Woodstock, Nova York. O falecimento foi confirmado por meio de um comunicado do administrador de seu espólio ao jornal The Toronto Star. Hudson havia se juntado ao grupo em 1961, quando a banda ainda era uma formação de apoio a Bob Dylan, e mais tarde se tornaria uma das mais influentes do rock.
Conhecido por sua habilidade multifacetada, Hudson era um destacado tecladista, saxofonista e acordeonista, sendo considerado por Robbie Robertson, seu companheiro de banda, como o músico mais avançado do rock and roll. A The Band alcançou grande sucesso com músicas como “The Weight” e “The Night They Drove Old Dixie Down”, além de ser eternizada no documentário “The Last Waltz”, dirigido por Martin Scorsese.
Além de seu trabalho com a The Band, Hudson teve uma longa carreira colaborando com artistas renomados como Muddy Waters, Eric Clapton e Leonard Cohen, e também contribuiu para trilhas sonoras de filmes importantes, como “Touro Indomável” (1980) e “Os Eleitos” (1983). Sua morte marca o fim de uma era para a banda e para o rock em geral, deixando um legado duradouro na música mundial.