Um garimpeiro de 45 anos foi morto a tiros em uma região de garimpo na Venezuela, e seu corpo foi deixado em uma área rural do município de Mucajaí, no interior de Roraima, no sábado (18). A família da vítima informou à Polícia Civil que o assassinato ocorreu na última quinta-feira (16), porém, os detalhes sobre o crime não foram divulgados. Após o encontro do corpo, ele foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) de Boa Vista por uma funerária contratada pela família.
A Polícia Civil de Roraima registrou a ocorrência, mas esclareceu que, por se tratar de um crime ocorrido fora do Brasil, não tem competência para investigar os fatos. A responsabilidade pela apuração das circunstâncias e da autoria do assassinato é das autoridades venezuelanas, conforme as leis brasileiras, que não permitem a intervenção em casos internacionais.
O boletim de ocorrência foi registrado no 3º Distrito Policial de Boa Vista, mas a investigação sobre o homicídio ficará sob a jurisdição da Venezuela, o que limita a atuação da Polícia Civil no estado. O caso chama a atenção para a violência em regiões de garimpo, onde conflitos e disputas são comuns, mas detalhes sobre as motivações e o contexto do crime ainda são escassos.