O piloto brasileiro Gabriel Bortoleto, que fará sua estreia na Fórmula 1 em 2025, participou nesta quarta-feira das primeiras atividades do ano com sua nova equipe, a Sauber. O teste ocorreu no circuito de Ímola, na Itália, onde Bortoleto pilotou um modelo de 2022 da escuderia. Após o fim dos dois dias de testes, o brasileiro se mostrou satisfeito com o progresso alcançado, destacando o prazer de retornar ao carro depois de quase dois meses de pausa.
Essa foi a segunda vez que o piloto esteve na pista com a Sauber, após a realização de atividades no circuito de Abu Dhabi no final de 2024. Bortoleto será o primeiro brasileiro a competir na Fórmula 1 desde 2017, quando Felipe Massa se despediu da categoria. A temporada de 2025 começa em 16 de março com o Grande Prêmio da Austrália.
Em 2025, Bortoleto competirá ao lado do alemão Nico Hülkenberg na Sauber, uma escuderia que, em breve, será adquirida pela Audi. A montadora, que ingressará oficialmente na Fórmula 1 em 2026 como fornecedora de motores e dona de equipe, já possui participação no time por meio de um investimento do fundo soberano do Catar, que injetou recursos significativos no final de 2024.