O Fusca, um dos carros mais amados pelos brasileiros, teve sua produção interrompida em 1986, mas foi revivido em 1993 graças ao incentivo do então presidente Itamar Franco, com o lançamento do modelo “Fusca Itamar”. A reinauguração da linha de montagem visava estimular a aquisição de carros populares no Brasil, e o modelo ficou marcado como parte do legado do governo. O retorno do Fusca foi um marco não só para a indústria automobilística, mas também para a memória afetiva do país, simbolizando o sucesso de um clássico que havia sido interrompido por anos.
Durante a presidência de Itamar, o Fusca não só foi parte de uma estratégia de desenvolvimento econômico, mas também refletiu o apreço pessoal do presidente pelo modelo. Em 1993, ele adquiriu um Fusca conversível, que hoje é parte do acervo do Memorial da República em Juiz de Fora, cidade natal do presidente. O carro foi comprado por 470.223 mil cruzeiros na época, o que corresponderia a cerca de R$ 170 mil atualmente. O Memorial, que guarda documentos históricos, é um ponto de visitação para quem deseja conhecer mais sobre o vínculo de Itamar com o Fusca e sua importância para o Brasil.
O Dia Nacional do Fusca é comemorado anualmente em 20 de janeiro, e em Juiz de Fora, além dessa data, há também a celebração local no dia 28 de junho, aniversário de Itamar Franco. A cidade abriga o Memorial da República, onde está exposto o Fusca conversível do ex-presidente, um símbolo não só do amor nacional por esse carro, mas também da relevância de Itamar Franco na política brasileira. O espaço está aberto ao público, com entrada gratuita, e é um lugar que preserva a memória de momentos históricos marcantes do Brasil.