O funeral de Jimmy Carter, ex-presidente dos Estados Unidos, reuniu os últimos cinco presidentes do país, incluindo os democratas Bill Clinton, Barack Obama e Joe Biden, e os republicanos George W. Bush e Donald Trump. A cerimônia também contou com a presença de Kamala Harris, vice-presidente atual e candidata derrotada por Trump nas últimas eleições. O corpo de Carter chegou ao Capitólio no dia 7 de janeiro e permaneceu lá até o funeral de Estado realizado no dia seguinte. Carter governou os EUA de 1977 a 1981 e faleceu aos 100 anos, em 29 de dezembro de 2024.
Carter foi lembrado como um pacificador global e defensor de causas humanitárias, sendo laureado com o Prêmio Nobel da Paz em 2002. Durante o funeral, Steven Ford, filho do ex-presidente Gerald Ford, leu um sermão escolhido por Carter, destacando sua honestidade ao longo da vida. O presidente Joe Biden também fez um discurso fúnebre, conforme solicitado por Carter, alertando contra o ódio e o abuso de poder, enfatizando a importância de não permitir que esses comportamentos dominem a sociedade.
A cerimônia aconteceu poucos dias antes da posse de Trump, que voltou à presidência no dia 20 de janeiro. Durante o evento, Obama e Trump trocaram um breve cumprimento, e Trump também teve um momento de distensão com seu ex-vice-presidente, Mike Pence. Foi a primeira vez que os dois foram vistos se cumprimentando publicamente após o tumultuado episódio da invasão ao Capitólio em 2021, quando Pence não cedeu às pressões de Trump para apoiar alegações de fraude nas eleições de 2020.