O relatório “Future of Jobs Report 2025”, do Fórum Econômico Mundial, projeta a criação de 170 milhões de novos postos de trabalho até 2030, impulsionados por avanços tecnológicos, incertezas econômicas e geopolíticas, mudanças demográficas e a transição verde. Essas transformações, de acordo com o estudo, impactarão profundamente o mercado de trabalho global, exigindo uma adaptação contínua por parte dos profissionais e das empresas. O relatório destaca, ainda, que a tecnologia e a inovação serão os principais motores de mudanças no setor produtivo.
Entre as profissões que deverão se destacar nos próximos anos estão especialistas em Big Data, engenheiros FinTech, profissionais de inteligência artificial e aprendizado de máquina, além de desenvolvedores de software e especialistas em segurança cibernética. Essas áreas devem liderar a demanda por novas habilidades, principalmente em um contexto de crescente digitalização e automação. Por outro lado, profissões mais tradicionais, como funcionários de serviços postais, caixas de banco e assistentes administrativos, tendem a sofrer declínio, em razão da automação e da digitalização.
O relatório também revela que as principais habilidades exigidas para os próximos anos serão inteligência artificial, big data, segurança cibernética, além de competências como pensamento criativo, resiliência e flexibilidade. A pesquisa envolveu mais de mil empresas em 22 indústrias e 55 países, oferecendo uma visão abrangente das tendências globais que deverão moldar o futuro do trabalho até 2030. O estudo fornece ainda insights sobre as estratégias de transformação que as organizações precisarão adotar para se adaptar a esse novo cenário.