O Flamengo, maior vencedor do Campeonato Carioca com 38 títulos, começa sua caminhada em busca do bicampeonato consecutivo neste domingo, enfrentando o Boavista no estádio Batistão, em Aracaju (SE). Por conta da preparação da equipe principal nos Estados Unidos, o time será comandado por Cléber dos Santos, com uma escalação formada, em sua maioria, por jogadores do time sub-20. O clube poderá contar com a presença do atacante Carlinhos, que havia cumprido suspensão, após regularização com o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
A equipe rubro-negra perdeu nomes importantes no fim da última temporada, como o zagueiro David Luiz e o atacante Gabigol, mas ainda assim mantém um bom retrospecto contra o Boavista. Nos 22 jogos entre as equipes, o Flamengo venceu 17 vezes, empatou quatro e perdeu uma vez, em 2012. A estreia no Carioca é vista como uma oportunidade para o time mostrar seu padrão de jogo focado no ataque, sob a liderança de Cléber dos Santos, que enfatizou o desejo de seguir com o “DNA Flamengo” de jogo agressivo.
O Boavista, por sua vez, passou por transformações ao virar uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF) e chega à competição com um elenco renovado e objetivos ambiciosos. O time, comandado pelo técnico Caio Zanardi, aposta em jogadores experientes, como o lateral Matheus Mascarenhas e o meia Erick Flores, ambos com passagens por clubes tradicionais do Rio de Janeiro. O Boavista encara o Flamengo com expectativas de fazer uma boa estreia, apesar da dificuldade do jogo fora de casa.