Na quinta-feira (30/1), fiscais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás flagraram o desmatamento de 132 hectares de vegetação nativa no município de Teresina de Goiás. A ação resultou em multas que somaram R$ 141 mil, além de embargo da área e apreensão de maquinário utilizado no processo ilegal de desmate. A maior parte da área desmatada, 130,6 hectares, estava fora da reserva legal e de áreas de preservação permanente (APP), enquanto 1,5 hectare foi dentro de uma reserva legal.
O incidente ocorreu durante o próprio processo de desmatamento e foi registrado conforme as normativas do decreto federal 6514/2008, que regula a proteção do meio ambiente. As autoridades destacaram a importância de fiscalizações rigorosas para coibir crimes ambientais em uma região de significativo valor ecológico. Além da multa, as ações de fiscalização e embargo visam garantir a integridade ambiental da área afetada.
Em um panorama mais amplo, dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgados em novembro de 2024, revelaram uma redução de 48,8% no desmatamento em Goiás, com a menor área suprimida desde 2001. Esse resultado destaca o estado como um dos principais responsáveis pela diminuição do desmatamento no bioma Cerrado. Contudo, o desmatamento ainda continua em algumas áreas do Brasil, com aumento significativo em estados como São Paulo, Paraná e Pará.