Fernanda Torres foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz nesta quinta-feira (23), 26 anos depois de sua mãe, Fernanda Montenegro. Essa é a segunda vez na história da premiação em que mãe e filha são indicadas à mesma categoria de atuação. A primeira vez ocorreu com Judy Garland e Liza Minelli. Neste ano, Torres disputa o prêmio com outras atrizes, incluindo Demi Moore e Mikey Madison, e também contribui para o filme “Ainda Estou Aqui”, que concorre em outras categorias, como Melhor Filme e Melhor Filme Internacional.
O filme, dirigido por Walter Salles, é uma adaptação do livro de Marcelo Rubens Paiva e narra a história de transformação de uma dona de casa nos anos 1970 em ativista pelos direitos humanos após a perda de seu marido, vítima da ditadura militar. A atuação de Fernanda Torres foi elogiada, o que a levou a essa importante indicação. Além disso, “Ainda Estou Aqui” é o primeiro longa original da plataforma de streaming Play.
Em 1999, Fernanda Montenegro também foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz por seu trabalho no filme “Central do Brasil”, que concorria ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Embora o filme tenha sido premiado com o Urso de Ouro em Berlim, Montenegro não venceu, e a estatueta de Melhor Atriz foi para Gwyneth Paltrow. As indicações de mãe e filha a essa mesma categoria fazem com que elas entrem para uma lista exclusiva de duplas de artistas indicadas ao Oscar, embora, até o momento, nenhuma delas tenha conquistado a estatueta.