A Fenabrave, entidade que representa as concessionárias, prevê um crescimento de 5% nas vendas de veículos em 2025, com a expectativa de que 2,77 milhões de unidades sejam comercializadas, incluindo carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus. Esse número aproxima-se do nível de vendas registrado em 2019, ano anterior à pandemia, quando o mercado atingiu 2,79 milhões de veículos.
Apesar do aumento de 14,2% nas vendas em 2024, a Fenabrave antecipa uma desaceleração no setor, influenciada pela elevação das taxas de juros e seus impactos sobre a economia. A previsão para os carros de passeio e utilitários leves, como picapes e vans, é de um crescimento de 5%, totalizando 2,61 milhões de unidades. Já o segmento de caminhões deve crescer 4,5%, com uma estimativa de 127,6 mil unidades.
Além desses segmentos, a previsão para as vendas de ônibus é de um aumento de 6%, somando 29,3 mil unidades. A Fenabrave também projeta um crescimento de 10% nas vendas de motocicletas, com uma expectativa de 2,06 milhões de unidades comercializadas em 2025. As perspectivas, portanto, refletem um cenário de recuperação gradual do mercado, embora com um ritmo mais moderado devido ao cenário econômico atual.