A Comissão Disciplinar da Federação Alemã de Futebol (DFB) decidiu conceder a vitória ao Bochum na partida contra o Union Berlin, realizada em 14 de dezembro, pela Bundesliga. O jogo havia terminado empatado em 1 a 1, mas o goleiro do Bochum, Patrick Drewes, foi atingido por um isqueiro jogado da arquibancada enquanto se preparava para cobrar um tiro de meta. O incidente levou à suspensão da partida e ao atendimento médico do goleiro, que precisou ser levado ao hospital.
Após o incidente, os clubes concordaram em não disputar os três minutos restantes da partida, e o jogo foi reiniciado com a substituição do goleiro por outro jogador. O Bochum, então, apresentou um protesto formal, argumentando que a partida não deveria ter sido reiniciada, e pediu a revisão do resultado. O tribunal esportivo da DFB, após análise, concluiu que a lesão do goleiro afetou a performance da equipe, o que levou ao enfraquecimento do time e, portanto, à atribuição da vitória ao Bochum.
O Union Berlin tem o direito de apelar da decisão dentro de uma semana. Caso a vitória por 2 a 0 seja mantida, o Bochum atingirá oito pontos, dividindo a última posição da competição com o Holstein Kiel. O Union, por sua vez, continuará em 12º lugar, mas com um ponto a menos do que o inicialmente registrado.