O Conselho do Federal Reserve (Fed) decidiu deixar a Rede Global de Bancos Centrais e Supervisores para a Sustentabilidade do Sistema Financeiro (NGFS), uma aliança internacional formada por instituições financeiras comprometidas com a gestão de riscos ambientais e climáticos no setor financeiro. O anúncio foi feito na sexta-feira, 17, e, segundo o Fed, a decisão reflete a expansão do escopo das atividades da NGFS, que agora abrange questões que ultrapassam o mandato legal do banco central dos Estados Unidos.
Apesar de reconhecer a importância do trabalho da NGFS, o Fed justificou sua saída com a crescente ampliação das suas funções e objetivos, que incluem temas além das responsabilidades tradicionais do banco central. A nota do Fed destacou que, enquanto o compromisso com a sustentabilidade financeira continua sendo uma prioridade, a abordagem adotada pela NGFS envolve uma gama de questões mais ampla do que aquelas previstas para o mandato do Conselho.
Criada em 2017 durante a Cúpula One Planet em Paris, a NGFS tem como objetivo promover a transição para uma economia sustentável por meio da mobilização das finanças tradicionais. A rede busca desenvolver boas práticas e fomentar a colaboração entre seus membros para integrar os riscos ambientais e climáticos nas estratégias financeiras globais, alinhando-se com os esforços globais para mitigar as mudanças climáticas.