Alphaville Pedrosa de Melo, um brasileiro de 31 anos, está desaparecido desde o último dia 31 de dezembro, em Roma. Ele se mudou para a cidade italiana em novembro e trabalhava em uma transportadora local. Sua mãe, Letícia Maria Schneider, viajou de Portugal para Roma para acompanhar as investigações, que estão sendo conduzidas em colaboração com as autoridades italianas e o Itamaraty. A família recebe apoio da Associação Penelope, que atua na busca por pessoas desaparecidas.
De acordo com a mãe, no dia de seu desaparecimento, Alphaville demonstrou comportamentos incomuns, como se tentasse fugir de uma situação. Além disso, Letícia encontrou um homem que afirmava ser amigo do filho e que o teria incentivado a trabalhar em Roma. Ela também ouviu rumores sobre uma possível ligação de Melo com o tráfico de drogas, o que intensifica as suspeitas sobre o caso. Antes de desaparecer, o brasileiro enviou uma mensagem à mãe, sugerindo que ela seguisse com sua vida, caso algo acontecesse com ele.
Até o momento, o veículo de Alphaville, um Peugeot 308 com placas portuguesas, não foi localizado. A mãe segue em busca de pistas, visitando áreas conhecidas por atividades relacionadas ao tráfico de drogas. Ela permanece esperançosa de que o filho seja encontrado e que, em breve, possam se reencontrar.