Uma explosão em um posto de gasolina no Iêmen causou um incêndio devastador no centro do país, resultando na morte de pelo menos 15 pessoas, conforme informado pelas autoridades de saúde neste domingo, 12 de janeiro. O incidente ocorreu no sábado, no distrito de Zaher, na província de Bayda, que está sob controle dos rebeldes Houthi. O motivo da explosão ainda não foi esclarecido.
Além das vítimas fatais, o ataque deixou pelo menos 67 pessoas feridas, sendo 40 em estado crítico. O Ministério da Saúde, controlado pelos Houthi, anunciou que equipes de resgate estão ativamente buscando desaparecidos nos escombros, em meio aos esforços para socorrer as vítimas.
A província de Bayda, onde o incidente ocorreu, é uma das áreas de intensos conflitos entre os rebeldes Houthi, apoiados pelo Irã, e o governo do Iêmen, que é reconhecido internacionalmente. Esse conflito armado, que perdura há mais de uma década, tem causado inúmeras perdas humanas e desafios humanitários em diversas regiões do país.