No sábado (18), uma tragédia no norte da Nigéria resultou na morte de pelo menos 60 pessoas, após um caminhão-tanque com gasolina capotar e derramar combustível que, em seguida, explodiu. O acidente aconteceu no estado de Níger e causou diversas vítimas fatais, muitas delas residentes locais que tentaram recolher a gasolina derramada. Embora a quantidade exata de feridos ainda não tenha sido divulgada, o impacto foi devastador, com equipes de resgate recuperando os corpos das vítimas.
Este incidente segue uma tragédia similar ocorrida em outubro de 2023, no estado de Jigawa, onde uma explosão envolvendo outro caminhão-tanque deixou 147 mortos. A situação tem se tornado cada vez mais comum na Nigéria, país que, apesar de ser um dos maiores produtores de petróleo da África, enfrenta sérios problemas com a segurança relacionada ao transporte de combustíveis. O comandante do setor local do Corpo Federal de Segurança Rodoviária (FRSC) informou que, apesar dos esforços para conter a ação da multidão, muitos ainda correram em direção ao local para tentar pegar o combustível.
O governo local pediu que a população priorizasse sua segurança em casos semelhantes, alertando para os riscos de acidentes envolvendo caminhões-tanque. A tragédia ocorre em um contexto de aumento expressivo no preço da gasolina no país, após a eliminação do subsídio de combustível pelo presidente Bola Tinubu, em maio de 2023, o que tem causado dificuldades econômicas para muitos nigerianos.