Os gestores de fundos multimercados macro esperam um aumento de 1 ponto porcentual na Selic, que deve passar de 12,25% para 13,25% na próxima reunião do Copom. A maioria dos gestores consultados pela XP entre 20 e 23 de janeiro projeta um cenário de inflação mais alta para 2025, com expectativa de 5,71% para o IPCA, superior ao reportado nas edições anteriores do Focus. Além disso, a expectativa para o PIB é de um crescimento moderado de 2,06%, alinhando-se com a projeção do Focus de janeiro.
Os gestores também estão ajustando suas posições em relação aos juros reais, aumentando suas apostas na alta dos juros, com um crescimento de 13 pontos percentuais nas posições tomadas. A pesquisa da XP revelou uma inclinação de otimismo em relação ao dólar, com 83% dos gestores comprados na moeda americana, o que reflete uma visão favorável à sua valorização. Por outro lado, no mercado de câmbio, a maioria dos gestores mantém posições vendidas em relação ao real, prevendo desvalorização da moeda brasileira no curto prazo.
Em relação à bolsa de valores, a pesquisa indicou uma redução na confiança em ações brasileiras, com um aumento nas posições compradas, mas também uma cautela crescente. A maioria dos gestores segue com posições pequenas no mercado acionário local, refletindo uma abordagem moderada diante da volatilidade e riscos do cenário brasileiro. Nos Estados Unidos, o otimismo com o mercado de ações é mais expressivo, com 60% dos gestores adotando posições compradas.