O ex-prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, será transferido para Brasília até esta sexta-feira (10), após ter sofrido um AVC isquêmico no dia 22 de dezembro. Ele está internado na Santa Casa da cidade, onde passou por uma cirurgia para desobstrução de uma artéria cerebral. Durante o processo de recuperação, o político passou por uma série de procedimentos, incluindo a trombectomia mecânica, que ajudou a liberar parcialmente o fluxo sanguíneo cerebral.
De acordo com o médico intensivista Silvio Leonardo, a transferência para a capital federal é uma parte importante do tratamento de reabilitação de Humberto, que passará a se concentrar na intensificação de fisioterapia e fonoaudiologia. O paciente, que está consciente, foi retirado do respirador e apresenta boa resposta aos comandos, apesar das dificuldades iniciais. Segundo o médico, a recuperação tem sido positiva, especialmente considerando a idade do paciente.
O quadro de saúde de Humberto Souto melhorou significativamente após a cirurgia. Ele chegou à unidade de terapia intensiva (UTI) com um quadro neurológico grave, mas com o tempo, os médicos conseguiram estabilizá-lo. Mesmo com a recuperação positiva, o processo de reabilitação ainda exige cuidados e acompanhamento intensivo, o que justifica a transferência para um centro especializado em Brasília.