O deputado federal Mendonça Filho recebeu alta médica no último domingo (5) após passar dois dias internado no Real Hospital Português, em Recife. Ele havia sido levado ao hospital na sexta-feira (3) após sentir-se mal enquanto praticava atividade física na Praia de Toquinho, em Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco. Durante o período de internação, Mendonça ficou na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e passou por um cateterismo cardíaco, procedimento que serve para avaliar o estado das artérias e do coração.
Embora o cateterismo tenha sido realizado para verificar possíveis problemas cardíacos, os exames descartaram a hipótese de infarto. A razão exata para a indisposição do deputado não foi revelada pelos médicos. Após o atendimento inicial no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) de Serrambi, ele foi transferido de helicóptero para o hospital em Recife, com o acompanhamento médico durante o trajeto. A transferência foi solicitada pela família, em busca de uma avaliação mais detalhada.
Mendonça Filho, que ocupa seu quarto mandato como deputado federal, também exerceu funções de ministro da Educação e governador de Pernambuco. A alta hospitalar foi confirmada após uma breve recuperação e sem maiores complicações. O deputado segue seu tratamento e, segundo boletim médico, não há preocupações de longo prazo sobre sua saúde.