A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) confirmou na quinta-feira a morte de Fernando Tovar, ex-dirigente da entidade e um dos pioneiros do vôlei de praia no Brasil, aos 84 anos. Tovar desempenhou papel fundamental no desenvolvimento da modalidade no país, sendo o primeiro diretor de vôlei de praia da CBV e responsável pela criação do Circuito Brasileiro, além de outros campeonatos importantes. Sua contribuição também foi crucial para as conquistas históricas das medalhas de ouro e prata nas Olimpíadas de Atlanta, em 1996.
Em sua carreira, Tovar se destacou como chefe da equipe brasileira de vôlei de praia em Atlanta, quando o Brasil conquistou uma vitória histórica no pódio, com Jackie Silva/Sandra Pires e Mônica/Adriana Samuel, que ficaram com as medalhas de ouro e prata, respectivamente. Além disso, ele teve participação significativa como supervisor da seleção feminina de vôlei de quadra em 1983. Sua liderança e disciplina foram lembradas por ex-atletas, que destacaram sua importância para o crescimento da modalidade.
Ex-atletas como Jackie Silva e Sandra Pires prestaram homenagens a Tovar, recordando momentos de convivência e do impacto que ele teve no desenvolvimento do vôlei de praia. Eles destacaram a força de sua liderança e a contribuição decisiva para a realização dos feitos históricos em Atlanta. A morte de Fernando Tovar marca o fim de uma era para o vôlei de praia brasileiro, deixando um legado que será lembrado por gerações de atletas e profissionais do esporte.