O ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, foi nomeado para o cargo de secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de São José, cidade de 270 mil habitantes no estado de Santa Catarina. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do município no dia 6 de janeiro e foi anunciada pelo prefeito da cidade, Orvino Coelho de Ávila. Vasques ocupará o cargo com um salário bruto mensal de R$ 18,4 mil. O objetivo da secretaria é impulsionar o crescimento e a diversificação econômica de São José, embora Vasques não tenha experiência profissional direta na área econômica.
A nomeação de Silvinei Vasques se dá em meio a investigações que envolvem seu período como diretor da PRF durante as eleições de 2022. Há suspeitas de que ele tenha utilizado o cargo para beneficiar a campanha do ex-presidente Jair Bolsonaro, incluindo ações que teriam dificultado a circulação de eleitores no Nordeste. Durante este período, Vasques também foi acusado de pedir votos para o ex-presidente em redes sociais, o que gerou controvérsias sobre o uso da PRF para fins eleitorais.
Além disso, desde agosto de 2024, Silvinei Vasques usa tornozeleira eletrônica, após ter sido preso preventivamente por um ano em decorrência do inquérito. Essa é sua segunda passagem pela administração municipal de São José, já tendo ocupado cargos como secretário de Segurança Pública e de Transportes na cidade entre 2007 e 2008.