O Dia Nacional da Visibilidade Trans, comemorado em 29 de janeiro, será marcado em Macapá com a realização do 1º Encontro de pessoas Trans, Travestis e Não-Binárias do Estado. O evento, promovido pela gestão estadual, ocorrerá de 28 a 31 de janeiro e busca promover a cidadania, combater a discriminação e garantir direitos e assistência à população trans, travesti e não-binária.
A programação acontecerá no Cine Territorial da Escola Barão do Rio Branco, localizado no centro de Macapá, e incluirá rodas de conversa, debates, apresentações artísticas e uma feira de mulheres empreendedoras. A iniciativa também conta com atividades como o adesivaço, que envolverá alunos da rede pública de ensino. A proposta visa fortalecer a visibilidade e a inclusão das pessoas trans na sociedade.
Além das apresentações e debates, a programação contará com a participação de diversos movimentos sociais e instituições, como a Comissão Especial de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de LGBTQIA+. O evento se propõe a ser um espaço de conscientização e construção de um ambiente mais inclusivo e respeitoso para todos.