Neste sábado, 18 de janeiro, começam os ensaios técnicos das 32 escolas de samba que irão se apresentar no Sambódromo do Anhembi durante o Carnaval de São Paulo 2025. Os ensaios, abertos ao público e com entrada gratuita, acontecerão até o dia 16 de fevereiro, sempre de sexta a domingo, com mais de 50 apresentações programadas. As escolas de samba dos Grupos Especial, de Acesso e de Acesso 2 terão a oportunidade de treinar suas apresentações nas passarelas do Anhembi, com horários e datas específicas para cada agremiação.
Entre os primeiros ensaios, que acontecem neste sábado, destacam-se as apresentações das escolas Raízes do Samba, Unidos de São Lucas, Vai-Vai, Colorado do Brás, Império de Casa Verde e Barroca Zona Sul. Já no domingo, 19 de janeiro, o público poderá acompanhar ensaios das escolas X-9 Paulistana, Rosas de Ouro, Estrela do Terceiro Milênio e Camisa Verde e Branco. A programação completa dos ensaios pode ser consultada no site da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (Liga-SP).
O evento tem acesso gratuito nas arquibancadas para os ensaios do Grupo de Acesso 2, que ocorrem no dia 22 de fevereiro. Já os ingressos para os desfiles do Grupo Especial, do Grupo de Acesso e outros dias de ensaios estão à venda no site oficial do evento. Durante os ensaios, os portões do Sambódromo abrem uma hora antes do início das atividades, e algumas restrições de segurança são estabelecidas, como a proibição de entrada com bebidas alcoólicas, fogos de artifício e objetos como bandeiras com mastros e guarda-chuvas.