O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 registrou uma marca histórica com 12 redações atingindo a nota máxima de 1000, conforme anunciado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, em coletiva de imprensa no dia 13 de janeiro. Os estados que apresentaram redações com nota 1000 incluem Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo. No entanto, apenas uma redação da rede pública obteve a nota máxima, no estado de Minas Gerais.
O desempenho dos candidatos na redação foi um dos pontos de destaque nesta edição. A média das redações aumentou consideravelmente em comparação ao ano anterior, subindo de 645 para 660 pontos. Esse avanço é visto como um reflexo da melhoria no preparo dos estudantes, que conseguiram melhorar a qualidade das suas produções textuais.
O resultado do Enem 2024 foi divulgado na manhã do dia 13 de janeiro, e os estudantes já podem consultar suas notas nas diferentes áreas de avaliação: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza, matemática e redação, por meio da página do participante. A nota média de 660 pontos sugere um crescimento no desempenho geral dos candidatos, o que pode impactar positivamente nas oportunidades de ingresso em instituições de ensino superior.