O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 divulgou seus resultados individuais nesta segunda-feira, 13 de janeiro. O Enem é um dos principais meios de acesso ao ensino superior no Brasil, permitindo aos estudantes concorrerem a vagas em universidades públicas e privadas, além de possibilitar a obtenção de bolsas e financiamentos estudantis. As provas foram aplicadas em novembro e dezembro, com edições específicas para pessoas privadas de liberdade e reaplicações.
No Brasil, os participantes do Enem podem usar suas notas para ingressar em universidades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que terá inscrições de 17 a 21 de janeiro de 2025. Além disso, programas como o Prouni e o Fies oferecem oportunidades de bolsas integrais e parciais em instituições privadas, com financiamento do governo. Cada programa tem requisitos específicos, como a exigência de notas mínimas nas provas e na redação, bem como a comprovação de renda familiar.
Internacionalmente, o Enem também é aceito em algumas universidades e instituições, principalmente em Portugal, onde mais de 30 instituições de ensino superior consideram as notas do exame. Além disso, universidades nos Estados Unidos, Reino Unido e Canadá também aceitam o Enem em seus processos seletivos, embora algumas exijam testes adicionais, como proficiência em inglês. O Enem se destaca, assim, como uma porta de entrada importante para educação superior, tanto no Brasil quanto no exterior.