O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve seus resultados divulgados nesta segunda-feira (13). No estado do Amapá, 15 candidatos conquistaram a impressionante nota de 980 na redação, conforme informou o Ministério da Educação (MEC). Este resultado é um dos destaques regionais, já que a nota máxima, 1.000, foi obtida apenas por uma redação no país, de um aluno da rede particular.
O Enem é uma importante ferramenta de acesso ao ensino superior, sendo composto por 180 questões e uma redação. O exame é realizado anualmente e permite a entrada de estudantes em universidades públicas e privadas no Brasil. Neste ano, o tema da redação abordou os desafios para a valorização da herança africana no Brasil, um tópico relevante e de grande impacto cultural e social.
Em relação às notas gerais, a média nacional na redação foi de 660 pontos, um aumento de 15 pontos em comparação com a edição de 2023. Embora o desempenho no estado do Amapá tenha se destacado com as 15 redações de nota 980, o resultado reflete o esforço contínuo para melhorar a qualidade da educação no Brasil, que, apesar dos desafios, segue avançando em diversos aspectos.