A Enel informou que conseguiu restabelecer o fornecimento de energia para 94% dos clientes afetados por interrupções na tarde de sexta-feira (24), causadas por fortes chuvas, raios e ventos de até 70 km/h que atingiram a região metropolitana de São Paulo. O pico de apagões chegou a afetar cerca de 179 mil consumidores. De acordo com a empresa, equipes continuam trabalhando no campo para recuperar o fornecimento de energia para os 10 mil clientes que ainda permanecem sem eletricidade na região.
A situação foi causada por um evento climático severo que afetou diversos pontos da cidade, gerando transtornos em várias áreas. Apesar disso, a distribuidora afirmou que a operação já segue em um padrão de normalidade, com atendimentos relacionados a causas diversas de falta de energia, que fazem parte da rotina dos serviços de distribuição.
Além das questões de energia, a chuva que atingiu São Paulo foi destacada como uma das mais intensas dos últimos 64 anos, com volumes próximos à metade do esperado para o mês de janeiro. Outros incidentes, como o desabamento parcial do teto de um shopping na cidade, também foram registrados, refletindo os impactos do temporal. A Defesa Civil, pela primeira vez, enviou um alerta sobre o risco de tempestade diretamente para os celulares dos paulistanos.