A Enel informou neste sábado (25) que 85% dos 179 mil clientes afetados pelas quedas de energia causadas pelo temporal de sexta-feira (24) já tiveram o serviço restabelecido. O vento forte, com rajadas de até 70 km/h, provocou danos na rede elétrica de várias áreas da Grande São Paulo. Até o momento, cerca de 34 mil clientes permanecem sem energia. Entre os municípios mais afetados estão São Paulo, Santo André, Osasco e Embu.
A empresa também detalhou que os 34 mil clientes sem fornecimento representam apenas 0,4% dos 8 milhões de habitantes da Região Metropolitana de São Paulo. Embora a maioria dos afetados tenha tido o serviço normalizado rapidamente, a Enel tem enfrentado críticas de diversas esferas do governo devido às frequentes interrupções no fornecimento de energia na região. A situação gerou pressão por respostas rápidas e melhorias na infraestrutura da empresa.
O governo estadual e a prefeitura de São Paulo têm acompanhado de perto a situação, e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, já havia advertido a empresa em novembro do ano passado, após outras ocorrências semelhantes. A Enel continua trabalhando para restabelecer a energia em todas as áreas afetadas e minimizar os impactos para a população.