De 10 a 12 de janeiro, a Arquidiocese de Santarém, no oeste do Pará, promoveu um encontro de formação sobre a Campanha da Fraternidade 2025, com o tema “Fraternidade e ecologia integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31). O evento, realizado no Centro de Formação Emaús, contou com a participação de mais de 200 pessoas de diferentes regiões da arquidiocese, incluindo a Diocese de Óbidos e a Prelazia de Itaituba. A formação foi conduzida pela Irmã Rejiane da Mata e pelo padre Renilson Macêdo, ambos da Equipe de Campanhas do Regional Norte II da CNBB.
A formação seguiu a metodologia “Ver, Iluminar e Agir”, começando com a análise da realidade socioambiental e a crise climática, que afeta diretamente a região amazônica. A Irmã Rejiane destacou a importância de promover uma maior sensibilidade para o cuidado com a “Casa Comum”, enfatizando a necessidade de ações individuais, comunitárias e políticas. Durante o evento, os participantes também puderam aprofundar seus conhecimentos sobre os ensinamentos de figuras da Igreja e de líderes espirituais que abordaram questões relacionadas à ecologia e à preservação ambiental.
Além das palestras, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o horto do projeto FarmaFittos, como exemplo de ação ambiental no contexto local. Para muitos, como a líder pastoral Lau Miranda, a experiência foi enriquecedora e despertou a conscientização sobre a urgência de adotar práticas sustentáveis e proteger o meio ambiente. O encontro reforçou o apelo de ações concretas em favor da preservação ambiental e do engajamento coletivo para enfrentar os desafios da crise climática.