O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu, nesta quarta-feira (8), o prazo para que estudantes que perderam a prova do Enade 2024 solicitem a dispensa do exame. O prazo vai até o dia 7 de fevereiro e os pedidos devem ser feitos por meio do Sistema Enade. As justificativas aceitas para o pedido de dispensa incluem situações como acidentes, assaltos, problemas de saúde, falecimento de familiares, e outros imprevistos que impedem a participação no exame. No entanto, alunos que foram eliminados do exame não têm direito à solicitação.
Os estudantes que tiverem a dispensa aprovada estarão automaticamente regularizados para o Enade 2024, desde que não possuam pendências no Questionário do Estudante, que também é parte do processo de avaliação. Além disso, o Enade deste ano traz novidades para os cursos de licenciatura, que agora terão uma avaliação prática dos estudantes. A avaliação consistirá em uma regência de classe, em que os futuros professores serão observados quanto às suas condições de trabalho e às características de sua atuação pedagógica.
A medida visa aprimorar a qualidade do ensino, especialmente em áreas que formam professores para a educação básica. O Enade 2024 permanece como exame obrigatório para a conclusão de graduação e abrange cursos de 17 áreas do conhecimento. A criação da avaliação prática é uma das principais mudanças desta edição, buscando tornar o processo de avaliação mais completo e alinhado às necessidades dos cursos de licenciatura.