Uma mulher de 35 anos denunciou a rede de lojas Magazine Luiza (Magalu) por racismo, após receber um e-mail em que era chamada de “macaca”. O caso, que gerou grande repercussão após ser publicado nas redes sociais pela cliente, ocorreu em São Paulo, no dia 5 de janeiro. A mulher, identificada como Susan Sena, havia adquirido uma máquina de lavar pela loja e, ao atualizar seus dados cadastrais, recebeu a mensagem com a ofensa.
Susan afirmou que a ofensa surgiu logo após a realização de um procedimento de reconhecimento facial solicitado pela empresa, e acredita que um atendente tenha incluído o termo “macaca” como apelido em seu cadastro, um campo que a empresa não teria removido ao migrar os dados para um novo sistema em 2015. A Magazine Luiza, por sua vez, negou qualquer envolvimento humano no processo de biometria, afirmando que a comunicação e o cadastro são feitos de maneira automática. A empresa também ressaltou que o campo apelido foi removido e que agora utiliza uma lista de palavras inapropriadas para evitar incidentes como este.
A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo confirmou que a ocorrência foi registrada como injúria racial, e a polícia investiga o caso. A Magalu, em nota, expressou pesar pelos constrangimentos enfrentados pela cliente e reiterou seu compromisso com o combate a qualquer forma de discriminação, destacando ações internas de inclusão e diversidade. Além disso, a empresa esclareceu que a questão não tem relação com o processo de biometria, que é 100% digital, e destacou que a diversidade é um pilar fundamental em suas políticas internas.