O deputado federal Elmar Nascimento (União-BA) anunciou nesta sexta-feira, 31, sua candidatura à 2ª vice-presidência da Câmara dos Deputados, na chapa liderada por Hugo Motta (Republicanos-PB), que é o favorito para a presidência da Casa. A decisão foi comunicada após um acordo entre os parlamentares durante um almoço, com a presença do presidente nacional do União, Antonio Rueda. Com isso, Elmar ocupará o cargo abaixo de Motta e do atual 1º vice-presidente, Altineu Côrtes (PL-RJ).
Elmar Nascimento já havia tentado uma candidatura à presidência da Câmara no ano passado, mas viu seus planos frustrados com o apoio de Arthur Lira (PP-AL) a Motta, que acabou se tornando o candidato da continuidade. Por meses, Nascimento foi visto como o possível sucessor de Lira, mas desistiu de sua candidatura após a decisão do presidente de apoiar Motta.
A chapa com Elmar Nascimento reflete a dinâmica interna da Câmara e os acordos que envolvem os principais grupos parlamentares. A eleição para a presidência e as vice-presidências da Casa será uma importante definição para os próximos anos, impactando diretamente as negociações políticas e a condução dos trabalhos legislativos.