A eleição para a presidência da Câmara Municipal de São Paulo elegeu o vereador Ricardo Teixeira, do União Brasil, que obteve 49 dos 55 votos. Teixeira assume o cargo após os quatro mandatos consecutivos de Milton Leite e tem como uma de suas principais propostas a criação da faixa azul, exclusiva para motocicletas. Sua eleição foi resultado de um acordo político entre os partidos aliados ao prefeito Ricardo Nunes, que prometeu à legenda o comando da Casa por um período de quatro anos.
Com 66 anos e no seu sétimo mandato consecutivo, Teixeira tem uma longa trajetória política, com destaque para a sua atuação em secretarias importantes, como a do Verde e Meio Ambiente, e a de Mobilidade e Trânsito. A expectativa é que sua presidência da Câmara proporcione uma relação harmoniosa com o Executivo, dado o apoio político que ele representa, numa coalizão que inclui 36 dos 55 vereadores, garantindo uma base de 65% dos assentos na Casa.
A Câmara Municipal de São Paulo também passou por mudanças estruturais, com uma diminuição na fragmentação partidária, que agora reúne 16 partidos, frente aos 18 anteriores. Além disso, a renovação no Legislativo é notável, com 20 novos vereadores, correspondendo a 36% de renovação do total de cadeiras. A nova configuração política aponta para um cenário favorável à aprovação de projetos da administração municipal.