O republicano Donald Trump tomará posse como presidente dos Estados Unidos no dia 20 de janeiro de 2025, em uma cerimônia realizada na capital Washington. Com isso, ele se tornará o presidente mais velho a assumir o cargo, aos 78 anos e sete meses, superando o recorde do presidente Joe Biden, que assumiu em 2021 aos 78 anos e dois meses. O fato de Trump ocupar novamente a presidência após vencer as eleições de 2024, derrotando a vice-presidente Kamala Harris, marca seu retorno à Casa Branca após seu mandato de 2017 a 2021.
No campo dos presidentes mais jovens, Theodore Roosevelt é o detentor do recorde, tendo assumido o cargo aos 42 anos e 10 meses após a morte de William McKinley. John F. Kennedy, eleito aos 43 anos, ocupa o segundo lugar. Outros presidentes jovens incluem Bill Clinton, com 46 anos e 5 meses, e Barack Obama, que assumiu aos 47 anos. A ascensão de Roosevelt à presidência ocorreu em um momento turbulento, quando ele foi vice-presidente e assumiu após o assassinato do presidente McKinley, em 1901.
Donald Trump, ao tomar posse novamente, assume em um contexto político distinto, após uma campanha marcada por polarização e debates intensos sobre temas internos e externos. A cerimônia de posse é um marco importante, não só por sua idade, mas também por simbolizar o retorno de um ex-presidente ao cargo, um fenômeno raro na história política dos Estados Unidos.