O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) anunciou a interdição da ponte sobre o rio Caeté, localizada no quilômetro 282 da BR-364, que liga as cidades de Sena Madureira e Manoel Urbano no Acre. A interdição será iniciada às 11h de sexta-feira (24), com o objetivo de realizar reparos em uma estrutura que apresentava problemas desde 2013, devido ao deslocamento de um dos pilares. O Dnit identificou falhas no solo, que causaram o movimento horizontal da ponte, comprometendo sua estabilidade.
A solução proposta envolve a construção de uma nova ponte estaiada, aproveitando a estrutura existente. A obra, orçada entre R$ 90 milhões e R$ 100 milhões, deverá ser concluída até meados de 2026. Durante o período de obras, os motoristas serão atendidos por balsas que farão a travessia do Rio Caeté, sem custos adicionais para os usuários. Contudo, o tempo de espera para a travessia aumentará significativamente, de 30 segundos para cerca de 30 minutos.
A decisão de interditar a ponte foi tomada para evitar o risco de um colapso, como o ocorrido recentemente na Ponte Juscelino Kubitschek, entre os estados do Tocantins e Maranhão, onde um acidente grave causou várias mortes. O Dnit destacou que, apesar dos transtornos, a interrupção das atividades e os trabalhos de reparo são essenciais para garantir a segurança da estrutura e evitar consequências mais graves.