Na próxima segunda-feira, 20, dez novos procuradores do Estado de Santa Catarina tomarão posse na Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SC). A cerimônia ocorrerá na Sala de Sessões Ministro Teori Zavascki, no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), às 17h. Com essa incorporação, o quadro de procuradores da PGE/SC passará a contar com 119 profissionais em atividade. Os aprovados no 10º concurso público da carreira, que teve início em 2022, superaram diversas etapas, incluindo provas objetivas, práticas, orais e de títulos.
Os novos procuradores, que foram nomeados pelo governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, assumem a função após a publicação dos atos de nomeação no Diário Oficial em dezembro de 2024. A chegada desses profissionais é vista como uma renovação importante para a PGE, especialmente diante das crescentes demandas do órgão, conforme destacado pelo procurador-geral do Estado, Márcio Vicari. Ele ressaltou que o ingresso desses novos membros traz a “oxigenação” necessária à força de trabalho da instituição.
Após a posse, os procuradores iniciam um período de adaptação por meio do Curso de Adaptação à Carreira, que inclui treinamentos sobre a estrutura administrativa da PGE e o uso de sistemas digitais do órgão. Durante os três primeiros anos, eles estarão em Estágio Probatório, fase em que serão avaliados periodicamente para garantir o desenvolvimento de suas funções. Este processo ocorre após a saída de outros profissionais da PGE, seja por aposentadoria, assunção de novos cargos ou falecimento de um procurador em 2024.