O número de vítimas fatais nos deslizamentos de terra ocorridos em Ipatinga e Santana do Paraíso, no Vale do Aço, subiu para 11 após as fortes chuvas da madrugada de domingo (12). De acordo com o Corpo de Bombeiros, dez pessoas morreram em Ipatinga e uma em Santana do Paraíso. Entre as vítimas da cidade de Ipatinga, cinco eram de uma mesma família, e a idosa de 68 anos encontrada no bairro Bethânia foi a última pessoa desaparecida a ser resgatada. Ela foi localizada por volta das 21h20, horas após o início das buscas.
O temporal que atingiu a região provocou transtornos significativos, como deslizamentos de terra, alagamentos e o transbordamento de córregos. A cidade de Ipatinga registrou 80 mm de chuva em apenas uma hora, o que causou instabilidade no solo e o desabamento de barreiras. A prefeitura local decretou Estado de Calamidade Pública por 180 dias, e pelo menos 150 pessoas ficaram desabrigadas. O estádio Ipatingão foi preparado para abrigar as vítimas da tragédia, embora ainda não haja um levantamento oficial do número total de desabrigados.
Em resposta à situação, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, anunciou que visitaria a região nesta segunda-feira (13) para acompanhar os trabalhos de resgate e atendimento às famílias afetadas. Zema começará a visita em Santana do Paraíso e, em seguida, seguirá para Ipatinga, onde realizará uma coletiva de imprensa. As autoridades continuam a monitorar as áreas afetadas, enquanto os bombeiros seguem com as operações de resgate.