Na madrugada de domingo (12), um deslizamento de terra causado por chuvas intensas atingiu a região de Ipatinga, no Vale do Aço, em Minas Gerais. As precipitações, que ultrapassaram 80 milímetros em menos de uma hora, provocaram deslizamentos, alagamentos e o transbordamento de córregos. Até o momento, o saldo é de dez mortes confirmadas, sendo nove em Ipatinga e uma em Santana do Paraíso. Além disso, há uma pessoa desaparecida e 150 pessoas estão desabrigadas na cidade, com as autoridades trabalhando no resgate e apoio às vítimas.
O prefeito de Ipatinga, autoridades da Defesa Civil e equipes do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais realizaram uma coletiva na tarde de domingo para atualizar os números da tragédia. Durante a reunião, foi informado que equipes de resgate de toda a região, incluindo novas unidades vindas da capital, Belo Horizonte, foram mobilizadas para prestar atendimento à população afetada. A ação também conta com o apoio de policiais militares, civis e equipes de saúde.
Na segunda-feira (13), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, deve visitar os locais atingidos para acompanhar as operações de resgates e fornecer suporte às famílias. A Defesa Civil continua atuando com equipes no local, enquanto o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar seguem na operação, com destaque para os esforços de assistência humanitária e busca por desaparecidos. A situação permanece crítica, e as equipes trabalham para minimizar os impactos do desastre natural.