Uma pesquisa divulgada pelo instituto AtlasIntel na última sexta-feira (10) mostra que a desaprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva cresceu 2,5 pontos percentuais, passando de 47,3% em novembro para 49,8% em dezembro. O levantamento também indicou que 47,8% dos entrevistados aprovam a gestão do presidente, enquanto 2,4% não souberam responder, com a margem de erro tornando os índices de aprovação e desaprovação praticamente empatados. A pesquisa, realizada entre 26 e 31 de dezembro de 2024, teve uma amostra de 2.873 pessoas e uma margem de erro de 2 pontos percentuais.
A desaprovação de Lula tem se intensificado desde abril, quando estava em 43,4%. Ao longo do ano, esse índice subiu progressivamente, alcançando 49,8% em dezembro. Por outro lado, a aprovação, que registrou queda em novembro, voltou a crescer em dezembro, atingindo 47,8%, superando a marca de outubro, quando foi de 50,7%. A pesquisa reflete, portanto, uma oscilação na percepção pública sobre o presidente ao longo de 2024.
Em relação à avaliação do governo, a pesquisa revela que 44,6% dos entrevistados consideram a gestão ruim ou péssima, enquanto 40,8% a avaliam como ótima ou boa. Apenas 13,3% a classificam como regular, e 1,3% não souberam opinar. A desaprovação do governo também apresentou crescimento, com um aumento no índice de respostas negativas em comparação a novembro. O estudo foi conduzido pela Latam Pulse, uma iniciativa conjunta entre o AtlasIntel e a Bloomberg, e abrange a situação política e econômica de cinco países-chave da América Latina, incluindo o Brasil.