O Departamento de Trabalho dos Estados Unidos anunciou um acordo com a JBS USA para combater a utilização de trabalho infantil em sua cadeia produtiva. A medida visa apoiar as vítimas de práticas ilegais de trabalho infantil com a destinação de US$ 4 milhões para programas de apoio nas comunidades afetadas. A empresa se comprometeu a colaborar com iniciativas de educação, treinamento profissional e apoio à moradia em locais como Alabama, Colorado, Iowa, Minnesota e Nebraska.
Jessica Looman, administradora do Departamento de Salários e Horas, destacou que a JBS adotou medidas progressistas para prevenir novas ocorrências de trabalho infantil, com foco na responsabilidade e em soluções concretas. O acordo prevê também a realização de um simpósio para debater a prevenção com organizações do setor e a contratação de um especialista para revisar políticas internas, além da implementação de auditorias surpresa e uma linha ética de denúncias anônimas.
Além do fundo destinado às vítimas, a JBS comprometeu-se a lançar campanhas publicitárias de conscientização sobre os riscos do trabalho infantil e a oferecer treinamentos obrigatórios a todos os funcionários e fornecedores. A ação ocorre após investigações revelarem que a empresa foi envolvida em casos de exploração de trabalho infantil, especialmente em turnos noturnos e em condições perigosas, em várias localidades dos Estados Unidos.