O estado de São Paulo registrou a primeira morte por dengue de 2025, confirmada pelo Ministério da Saúde. A vítima era um homem de 56 anos, residente de Birigui, no interior do estado. Em 2024, o município de Birigui teve 4.087 casos confirmados de dengue, com dois óbitos. Neste ano, já foram registrados 44 casos confirmados e 324 em investigação. O número de casos está aumentando nas primeiras semanas de 2025, com a maioria das ocorrências concentradas no noroeste paulista.
O aumento de casos de dengue também é notável em outras cidades do estado. São José do Rio Preto lidera o ranking com 4.948 casos prováveis, seguido por Araçatuba com 1.281, e Ribeirão Preto com 1.168. No total, o estado de São Paulo já registrou 8.414 casos confirmados de dengue no início deste ano, enquanto 19,9 mil casos permanecem sob investigação. A capital paulista tem 588 confirmações da doença e uma morte ainda em investigação.
Apesar da alta nos números de casos, o sistema de monitoramento estadual ainda não apresenta a morte de Birigui devido a divergências possíveis na atualização de dados. A Secretaria Estadual de Saúde esclareceu que pode haver alterações nos registros das notificações feitas pelos municípios, o que pode gerar discrepâncias temporárias. O cenário de aumento de casos exige atenção, principalmente nas regiões mais afetadas.