A cidade do Rio de Janeiro conta com um sistema de alerta composto por cinco estágios operacionais para informar a população sobre o risco de chuvas fortes e temporais, especialmente no verão, período crítico para áreas de risco geológico. Desde 2011, a Defesa Civil utiliza sirenes para alertar a população em caso de chuvas intensas, e os moradores de mais de 100 favelas foram treinados para ajudar na orientação de vizinhos durante esses eventos. Esse treinamento é oferecido pela Prefeitura, por meio da Defesa Civil, e tem como objetivo capacitar líderes comunitários para agir em situações de emergência, como deslizamentos e desabamentos.
A iniciativa busca minimizar os impactos das chuvas fortes, que geram grandes preocupações em áreas como as encostas, onde o risco de desabamento é elevado. A capacitação envolve orientações sobre como identificar os sinais de perigo e os procedimentos necessários para garantir a segurança das famílias. A atuação de líderes comunitários, como os exemplos de Waltinho e outros moradores, é fundamental para garantir que a população saiba o que fazer em momentos de crise. Além disso, a sensibilização sobre a importância de deixar a casa e se abrigar em um local seguro é um dos maiores desafios enfrentados pelas equipes de resgate.
O sistema de estágios operacionais da Defesa Civil inclui desde o primeiro estágio, onde não há grandes alterações no cotidiano da cidade, até o quinto estágio, quando as condições de risco são extremas e a cidade enfrenta sérios problemas que dificultam a resposta dos órgãos públicos. Esse modelo tem o objetivo de aumentar a preparação da cidade para eventos climáticos severos, garantindo uma resposta mais eficiente e coordenada em momentos de emergência.