De acordo com informações do Serviço de Imigração e Controle de Aduanas dos Estados Unidos (ICE), ao menos 38.677 brasileiros estão aguardando deportação para o Brasil. Esse número representa 2,7% do total de 1,45 milhão de imigrantes ilegais com ordens finais para deixar o país. A lista inclui estrangeiros com ordens de remoção, mas que ainda não estão detidos, podendo solicitar asilo ou proteção jurídica para contestar a deportação.
Entre os países com maior número de imigrantes em situação de deportação, o Brasil ocupa a 7ª posição, ficando atrás de nações como Honduras, Guatemala e México. O governo norte-americano solicita que os países de origem confirmem a nacionalidade dos deportados antes do processo, e espera que aceitem o retorno de seus cidadãos. A lista de países que enfrentam dificuldades para colaborar inclui nações como Cuba, Irã e Venezuela, mas não inclui o Brasil.
Nos últimos anos, o Brasil tem recebido um número considerável de deportados, com 3.660 brasileiros sendo enviados de volta em 32 voos fretados entre janeiro de 2023 e janeiro de 2025. As deportações ocorreram durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva e sob a presidência de Joe Biden nos Estados Unidos, refletindo uma continuidade das políticas migratórias entre os dois países.