Os dados da balança comercial de dezembro de 2024, divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), trouxeram sinais animadores para empresas como WEG e Embraer, segundo avaliação da XP Investimentos. Apesar de um recuo de 24,6% no saldo comercial anual do Brasil, que fechou o ano com um superávit de US$ 74,552 bilhões, o desempenho das exportações de produtos eletroeletrônicos e aeronaves apontou tendências positivas para os setores representados pelas duas companhias.
No caso da WEG, destacou-se o aumento anual de 18% nas exportações de produtos eletroeletrônicos industriais durante o quarto trimestre de 2024, enquanto itens relacionados à geração, transmissão e distribuição de energia (GTD) apresentaram recuperação ao longo do mesmo período, com alta de 7% na base trimestral. A XP avalia que a melhoria na demanda global, combinada com a valorização do dólar frente ao real, poderá impulsionar os resultados da empresa nos próximos trimestres.
Para a Embraer, o ritmo de exportações de aeronaves comerciais em dezembro, com 17 unidades enviadas ao exterior e um total de 29 no quarto trimestre, está alinhado à sua recuperação operacional após problemas na cadeia de suprimentos. Analistas consideram plausível que as entregas para o ano alcancem 71 unidades, dentro do guidance ajustado da empresa. A possibilidade de entregas adicionais para o mercado doméstico, como para a Azul, também pode contribuir para o crescimento.