O curso de extensão “Formação para Docência e Gestão para a Educação das Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola” está com inscrições abertas até o dia 5 de fevereiro para profissionais da educação básica. São oferecidas 150 mil vagas, porém cada uma das dez instituições de ensino superior participantes segue seu próprio calendário de matrículas, com algumas já tendo encerrado o período de inscrições. Entre as universidades federais, os prazos variam: UFPA e UFT aceitam inscrições até 3 de fevereiro, enquanto a UFRB vai até 5 de fevereiro. No IFG, as candidaturas serão aceitas até que as vagas sejam preenchidas.
A formação tem como objetivo promover a educação antirracista, com foco na valorização da cultura negra e no ensino das relações étnico-raciais. O curso é estruturado em quatro módulos: Panorama Étnico-Racial e Quilombola Brasileiro, Culturas e Territorialidades, Educação Antirracista na Prática e Gestão Democrática para a Diversidade. As aulas terão uma carga horária de 120 horas e começam em março, com o apoio da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).
A iniciativa é uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), do Ministério da Educação (MEC). As instituições que oferecem o curso estão listadas no site da Capes, e o objetivo é qualificar profissionais para atuar de forma mais inclusiva e antirracista no ambiente escolar.